terça-feira, 13 de maio de 2008

Semana 16 - Extravaganza

Fez esta semana um mes que estou a trabalhar. Creio ser a altura ideal para fazer uma primeira analise da situacao.
Apos um periodo de observacao e avaliacao, rapidamente identifiquei os pontos fortes (exploracao familiar; Elevados recursos; Instalacoes sofriveis, sendo que se esta a construir de raiz uma nova sala de ordenha; Vacada nova e com boa genetica), e os fracos (Elevado desperdicio de tempo nas tarefas intermedias).

Logicamente que me centrei nos pontos fracos, procurando determinar as suas causas. Constatei que a dieta da vacada e deficitaria em “Landum” (Para os menos entendidos, segundo o meu Tio Pedro, Landum e o termo cientifico para “comida de urso”, Xarope de marmeleiro” ou mais normalmente “Tareia” ou “Porrada”), que como se sabe nunca fez mal a ninguem, nunca e demais e elas gostam! (as vacas). De facto qualquer animal em producao nao pode ter vontade propria, senao nao faltaria...

A introducao do Landum na rotina diaria, nao pode ser feita ao acaso, correndo-se o risco de se “virar o feitico contra o feiticeiro” e uma marrada duma vaca revoltada...
Eu preconizo duas fases, a primeira chamada “a torto e a direito” e como o proprio nome indica o fornecimento de Landum em forca com vista a criar rapidamente um clima de terror e suspeicao entre a vacada; A segunda fase “Menos Landum, melhor Landum” consiste em aplicacoes localizadas nos pontos fracos do animal (articulacoes, ematomas, feridas, etc) e somente em momentos criticos, sim porque nos nao somos insensiveis! Esta fase no entanto requer accoes de formacao sobre “tecnicas de aplicacao” e “Anatomia do bovino”. Se em relacao ao segundo modulo, nao ha problemas de maior, ja em relacao ao primeiro, nao sera bem assim uma vez que a Comunidade europeia e deficitaria em bons formadores nesta area; estao quase todos reformados, ou presos.

Outra medida a adoptar sera a introducao gradual da metodologia “Estruma a andar...” E sabido que os bovinos estrumam “Por tudo e por nada”, se tiver que parar de cada vez que estruma, e facil contabilizar o tempo perdido no final do dia.

Sendo como sou um apaixonado pela cinetica dos andamentos animais, outra medida a tomar sera promover as deslocacoes em andamentos mais rapidos. Chamei a esta medida, o “Programa Passo de corrida”, e como e lindo ve-las a galopar pelos campos com os tetos a abanar! (as vacas)

E claro que a introducao destas medidas pode provocar um decrescimo na producao de leite, um aumento do numero de abortos, e segundo alguns autores, quebras psicologicas em animais mais fragilizados.

O Programa Passo de corrida permite diversificar a oferta, produzindo para alem do tradicional leite fresco, tambem Natas e Iogurtes.

Ja entreguei o relatorio e estou a aguardar a resposta.

PS: Esta cronica e pura ficcao. Qualquer semelhanca de nomes e acontecimentos e pura coincidencia. (uf!)

1 comentário: